
O treino visa redução da mortalidade e morbilidade materna relacionada com aborto inseguro, proporcionando as mulheres o acesso a serviço do aborto seguro e aconselhamento contracetivo após aborto.
Promovido pela Associação Guineense para o Bem – Estar Familiar – AGUIBEF, entre os dias 28 de outubro a 08 de novembro, o encontro de 10 dias juntou mais de 64 técnicos de saúde vindos de diferentes regiões do país e inscreve – se no âmbito da implementação do projeto Garantir a prestação de SDSR inclusiva para mulheres, raparigas e comunidades marginalizadas – EçpowreHER financiado pelo Fundo Canadiano com a duração de 6 anos.
São dois blocos de formandos divididos em 32 elementos por grupo nesta ação de capacitação ministrada pela especialista em ginecologia e obstetrícia a portuguesa Teresa Bombas.
Neste encontro foram ministrados os temas ligados a situação de aborto na Guine -Bissau, aconselhamento após – aborto, prevenção e tratamento de hemorragia pós-parto entre outros.

No final dos trabalhos, os formandos adquiriram os conhecimentos em aconselhamento e cuidados antes do aborto, na prática de aborto medicamento, prevenção e tratamento de sintomatologia associada ao procedimento, tratamento de complicações e confirmação de eficácia do processo.
Na Guine – Bissau a prevalência de uso de método de contraceção moderna é de 21,2%, a taxa de fertilidade é de 4,3 filhos por mulher em idade fértil, número de partos em adolescentes é de 84 por 1000 adolescentes e a mortalidade materna é de 746/100.00 nados vivos de acordo com o relatório de 2022 do UNFPA. E aborto inseguro é um dos fatores que contribuem para elevada taxa de mortalidade materna.
Segundo o Guttmacher Institute, Guiné – Bissau country profili, 2022, se os serviços de saúde reprodutiva (acesso a contraceção e aborto seguro) fossem assegurados o número de gravidezes não planeadas e de aborto inseguro descia e o número de mortes maternas descia 66%.
O encontro foi amistoso entre os participantes que no final dos trabalhos agraciaram a formadora Teresa Bombas com pano de pente. Presente típico guineense.